Faculdade de Letras e Ciências Sociais

Curso de Relações Internacionais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Clique)

A Licenciatura em Relações Internacionais da UTANGA tem por objectivo a formação de quadros com competência para a análise e interpretação da realidade internacional, num mundo globalizado que se caracteriza por uma profunda e acelerada mutação.

Verificando-se uma universalização do sistema, numa tendência multipolar, assiste-se à complexidade crescente da sociedade internacional e até à internacionalização da vida privada. É com vista a essa necessária preparação que a Licenciatura em Relações Internacionais está estruturada, admitindo-se que se privilegia uma visão realista, no que acreditamos que seja uma mais- valia comparativa na formação dos estudantes nesta área do conhecimento, daí ser um curso alicerçado em duas vertentes que ganham cada vez mais relevância nos dias de hoje (a vertente política e a económica).

O mundo empresarial exige ainda o acesso a um conhecimento estruturado e com um grau aprofundado de conhecimentos sobre temas que regulam as relações entre os grandes espaços económicos e as condicionantes – positivas ou negativas – que estas têm sobre os negócios. Numa economia aberta como a nossa, onde os grandes países jogam a sua influência e procuram criar e manter posições e benefícios de carácter económico e consolidar posições de influência política e estratégica, a formação neste ramo, constitui um activo intelectual cada vez mais importante e procurado pelo mercado.

Objectivos

• Contribuir para a formação nas áreas económicas e políticas; 
• Introduzir no mercado de trabalho profissionais capacitados para lidar com assuntos das mais variadas áreas do saber;
• Oferecer ao mercado de trabalho profissionais com formação generalista capazes de compreender o funcionamento do mundo contemporâneo.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Saídas profissionais

O licenciado em Relações Internacionais da UTANGA, estará habilitado para actuar no campo profissional, abrangendo os sectores público e privado.

Assim, ao terminar o curso, o este profissional estará capacitado para desempenhar as seguintes actividades:

  1. Na carreira diplomática;
  2. Nos organismos nacionais, quer da administração central, quer da administração regional e local dedicados à áreas ligadas à Economia, Política e Relações Internacionais;
  3. Nos organismos nacionais vocacionados para a cooperação e desenvolvimento;
  4. Assessorar na formulação de políticas públicas referentes às relações de Angola com outros países;
  5. Apoiar e empreender acções relativas ao intercâmbio nas áreas económicas tecnológicas, culturais , educacionais, comerciais e jurídicas, analisar e interpretar as conexões entre as conjunturas nacionais, regionais e internacionais:
  6. Poderá ainda participar da elaboração e coordenação dos programas de desenvolvimento mantidos pelos organismos internacionais (ONU, UA, SADC e outros), cujas vagas são anunciadas frequentemente no periódico  nacional;       
  7. Nas empresas nacionais ou nos grupos económicos multinacionais.