Faculdade de Engenharias

Licenciatura em Geologia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Clique aqui)

Angola, nos dias actuais verifica-se de forma cada vez mais evidente acelerado desenvolvimento em todos os sentidos e, diante disso, faz-se necessário o conhecimento dos recursos minerais existentes no país, tais como minerais distintos, petróleo e seus derivados e a exploração diamantífera. A rápida e incessante transformação da Geologia, influenciada pela modernização dos recursos digitais de obtenção e tratamento de resultados, nas mais variadas escalas, tem despertado o desenvolvimento de novas técnicas e métodos de aquisição de dados e tratamento gráfico-estatístico. Sob esse aspecto, o Geólogo moderno deve aliar a uma formação básica profissional sólida, a capacidade e disposição para o aprendizado permanente de novas técnicas. A formação básica deve ser ampla e ao mesmo tempo profunda, o que significa conhecer e dominar plenamente todas as nuances do processo de elaboração da explicação geológica. Assim, o perfil desejado do estudante formado em Geologia deve ser encarado, sobretudo, como um conjunto de capacitações, posturas e motivações resultantes de treinamento prático e conhecimento dinâmico, cujo objectivo seja praticar o raciocínio geológico, independente da natureza dos dados e de sua fonte.

Objectivos

• Planear e realizar actividades de campo, utilizando ferramentas teórica-metodológicas e analisar sua constituição litológica de diferentes relações de tempo e espaço;
• Desenvolver a investigação, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito académico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projectos de gestão do património cultural;
• Adquirir competência na utilização da informática, principalmente uso de software específico;
• Dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geológico;
• Elaborar estudos, investigação e projectos de extensão visando à preservação e conservação de ambientes geológicos;
• Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipas multidisciplinares.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Clique aqui)

Saídas profissionais

O licenciado estará capacitado ao exercício do trabalho geológico, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas estas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses do mercado, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento.


O objectivo é formar profissionais com pensamento crítico e autónomo para realizar escolhas entre as várias perspectivas teórico-metodológicas que compõem a actuação de Geólogo.


Assim sendo, entende-se que o Geólogo pode ou deve ser:
• Um profissional que como investigador e/ou empregador independente não perca de vista a ética e a competência;
• Um profissional que desconheça limites, mas ao mesmo tempo seja humilde o suficiente para reconhecer fronteiras;
• Um profissional que saiba usar seus conhecimentos para minimizar os problemas de agressão ao meio ambiente;

Especializado o suficiente para entender que a sua especialização é fruto da globalização de seus conhecimentos.