CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Clique aqui para ver ou esconder o conteúdo)

Por favor, clique na opção (palavra) correta para ver os detalhes da informação pretendida.

 Angola é considerado um País emergente, que logo após a aquisição da paz desenvolve-se a grande ritmo em todos os sentidos. A par dos problemas derivados do desenvolvimento económico, encontram-se os de tipo social, originados por vários séculos de dominação colonial e posteriormente pelo conflito armado. No momento actual de paz e de empreendimentos em todos os níveis, a vida social transforma-se e traz consigo novos desafios.

Um deles é o incremento da imigração, a tona com o ambiente de paz e crescimento económico. Todos estes problemas, velhos e novos, têm uma grande relação com a área jurídica.

Os planos de desenvolvimento para a etapa de pós-guerra compreendem a formação de recursos humanos altamente qualificados para dirigir e participar nos diferentes processos da economia e da vida social. A área social, em conjunto com os planos de desenvolvimento da educação e da saúde, carece de quadros com perfil profissional elevado.

Numa sociedade caracterizada por altos índices de pobreza, baixo nível de escolaridade, altas taxas de analfabetismo e outros itens como a violência, as drogas, a proliferação de doenças transmissíveis, próprios do passado vivido, profissionais do Direito são necessários para atender as necessidades em termos de força de trabalho qualificada.

O Curso em análise viria responder às necessidades de profissionais de nível superior em funções como Magistrados Judiciais (Juízes), Magistrados do Ministério Público (Procuradores), Advogados, Consultores Jurídicos e Técnicos Judiciais.

O profissional que se pretende formar com este Curso deve harmonizar adequadamente a formação específica e as aptidões de pesquisa. A dita formação está prevista desde a composição de uma grade curricular que reforça a investigação científica junto de uma forte vinculação com a prática.