CONSÓRCIO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DESENVOLVE PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

IMPAR: Inovar para Empoderar as Mulheres como Promotoras da Economia Social Subsaariana.
Um consórcio de Instituições de Ensino Superior Europeias e Africanas, nomeadamente, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), Universidade de Almeria (Espanha), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Universidade Pedagógica (Moçambique), Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde), Universidade do Mindelo (Cabo Verde), Universidade Independente de Angola (Angola), Universidade Técnica de Angola (Angola) e o International Consulting and Mobility Agency (Espanha) está a desenvolver o Projecto IMPAR - Inovar para Empoderar as Mulheres como Promotoras da Economia Social Subsaariana.
Problema:
Num contexto em que o desemprego é um desafio social importante, especialmente entre as mulheres e os jovens, as mulheres na África Subsariana escolhem frequentemente o trabalho por conta própria como forma de superar a falta de oportunidades de emprego. No entanto, tendem a ter competências de gestão e socio-emocionais insuficientes e estão menos dispostas a competir, o que limita a contribuição das suas empresas para o crescimento e o desenvolvimento.
Objectivo Geral :
O projecto tem como objetivo dinamizar o ecossistema para a economia social e empoderar jovens mulheres para que estas possam criar, gerir e fazer crescer empresas sociais que persigam a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento inclusivo. Assim, esta iniciativa pretende contribuir para formar e apoiar uma nova geração de empreendedores sociais nos países de língua oficial portuguesa da África Subsaariana, ao mesmo tempo consolidando as Universidades como centros de excelência para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo das comunidades onde estão inseridas.
Impacto Esperado:
Fomento da mentalidade e da intenção empreendedora; Aumento da capacidade para identificar oportunidades de empreendedorismo social; Reforço de habilidades como a autoconfiança, iniciativa, resolução de problemas, motivação e trabalho colaborativo; Reforço da criatividade, inovação, espírito crítico, autorregulação, adaptabilidade e flexibilidade; Aprofundamento da capacidade para mobilizar recursos, lidar com riscos, planificar e gerir projetos; Aumento das competências de literacia digital, colaboração digital e netiqueta; Novos conhecimentos e capacidade para decidir e agir de maneira responsável e com integridade ambiental; Aumento da capacidade para identificar, avaliar e explorar oportunidades de criação de valor social; Reforço da literacia económica e financeira e das aptidões para selecionar modelos de negócio sustentáveis.
O Projecto é financiado pela União Europeia e tem a duração de 36 meses. A reunião de lançamento do Projecto, também designada por Workshop Colaborativo IMPAR, irá decorrer entre 04 a 7 de Junho em Coimbra, Portugal.



Por favor Comente